quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Leitura em Ação




Com o objetivo de oferecer aos educandos a leitura de forma dinâmica e prazerosa. Despertando assim e incentivando o hábito de ler.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Criação do GAP




Grupo de Apoio Pedagógico - Com o objetivo de reforçar e acompanhar os alunos nas tarefas e atividades extra-classe foi criado o GAP com o intuito de apoiar os professores e alunos do 1º ao 5º Ano. Contamos com o apoio dos Agentes Administrativos: Francisca Willian, Océlia Maropo e Francisco Antonio de Sousa.

Premiação




O aluno Michael da Silva de Oliveira, 8º Ano A, recebeu o título Mensão Honrosa, diretamente do Ministério da Educação, pelo seu desempenho na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas, no ano de 2009. O Núcleo Gestor e Professores da E.M.E.F. Generosa Amélia da Cruz sentem-se honrados pelo feito e fez a entrega com méritos.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Projeto Folclore na Escola





Com o objetivo de valorizar e reconhecer a importância e a complexidade do folclore, enfatizando a interdisciplinaridade e a contextualização dos assuntos explorados a E.M.E.F. Generosa Amélia da Cruz realizou a culminância do Projeto Folclore apresentando lendas, parlendas, provérbios, cantigas de roda, trava-língua, danças folclóricas e adivinhas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Aula de Campo





Visita ao Horto
Objetivo:
Conhecer na prática o maior fenômeno religioso (Padre Cícero) da nossa região através de suas obras e graças alcançadas.


21 de Agosto de 2010

Professora responsável: Adriana Lourenço

Apoio: Ana Sisnando
Eunilce Cordeiro
Iolanda
Alves
Secretaria Municipal de Educação de Santana do Cariri-Ce

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Núcleo gestor, funcionários e professores

Trabalhar em equipe é criar um laço entre seus colegas, estar unido, um ajudando o outro a superar as barreiras, compartilhar não só as alegrias mas também aqueles momentos ruins que um dia alguém passou ou há de passar.
Trabalhando todos juntos em prol de um único objetivo resulta em qualidade. E quando fazemos o que gostamos, é melhor ainda.

Conselho Escolar


O Conselho Escolar formado por professores, funcionários, pais e alunos torna oportuno a particiapação da comunidade, podendo assim os pais acompanharem de perto a educação de seus filhos.

Grêmio Estudantil


Objetivamos desenvolver o lado crítico, participativo e recreativo dos alunos.

Núcleo Gestor e o Fundador da Escola

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

OFICINA ÁRVORE DO PRAZER Secretaria de Educação-SEDUSC



E.M.E.F. GENEROSA AMÉLIA DA CRUZ
Nesta sexta- feira, 13 de agosto de 2010, foi realizada uma oficina de prevenção da infecção pelo HIV e da Aids, com os alunos do 9º Ano.

Palestrante Robivânia



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Reunião do Comitê Estratégico do P.D.E. Escola de Santana do Cariri



Escolas participantes do P.D.E. da escola:
  • E.M.E.F. Generosa Amélia da Cruz
  • E.M.E.I.F. Governador Gonzaga Mota
  • E.M.E.I.F. Osvaldo Daxo de Alencar
  • E.M.E.I.F. Rachel de Queiroz
Pauta:
  1. Parcela complementar do P.D.E. escola;
  2. Passos para preencher as ações do P.D.E. complementar no sistema.

Dia dos Pais



No dia 6 de Agosto de 2010 foi realizada uma homenagem a todos os Pais dos alunos da E.M.E.F. Generosa Amélia da Cruz. Na oportunidade houve um Bingo de um Carneiro e o sorteio de vários brindes. PARABÉNS PAPAI!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PROJETO LER E ESCREVER É UM PRAZER


JUSTIFICATIVA
Partindo da necessidade de intensificar, bem como enriquecer o processo leitura e de escrita nesta escola, é que nos dispomos a realizar em todas as séries e turnos em períodos alternados, meios diversificados para se trabalhar a leitura e escrita de forma mais prazerosa e motivadora, com todo o corpo discente desta Unidade de Ensino.
OBJETIVOS
  • Levar os alunos a reconhecer a importância da leitura e da escrita para nossa vida prática;
  • Identificar vários instrumentos de leitura;
  • Saber diferenciar diversos tipos de leitura;
  • Tentar corrigir o baixo desempenho dos alunos no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura e escrita;
  • Desenvolver a habilidade de ler e interpretar letras e músicas populares;
  • Desenvolver a criatividade;
  • escrever histórias em quadrinhos;
  • Trabalhar meios diversificados de leitura e escrita, através de mecanismos (aulas dinâmicas e prazerosas), no decorrer das atividades contidas no projeto e outras.

Projeto Espaço Cultural




PROJETO ESPAÇO CULTURAL:
  • Coral Voz Estudantil
  • Grupo de Teatro Renascer
  • Grupo de Dança
JUSTIFICATIVA
A prática de expressão musical e corporal desenvolve a capacidade de interpretação, da criatividade e principalmente da concentração. Combate o individualismo, motivando a valorização, não do interesse individual mas do grupo. Acreditamos que os alunos tímidos ficam mais disinibidos para ler, cantar e interpretar. Eles se sentem importante, com a auto estima elevada e contribui para uma produção maior na escola e comunidade. O Projeto Espaço Cultural engloba diversas atividades artísticas - pedagógicas dos corpos docente e discente da nossa escola como: CORAL DE VOZ ESTUDANTIL, GRUPO DE TEATRO RENASCER, GRUPO DE DANÇA GEDARTES e demais atividades que visam o desenvolvimento artístico, cultural do aluno.

Projeto Via Sacra




JUSTIFICATIVA
Com intuito de Cultivar a Cultura Religiosa dos alunos, pais e funcionários da E.M.E.F. Generosa Amélia da Cruz e tendo em vista o grande momento de fé e penitência, o grupo de teatro da escola apresenta a Igreja de Senhora Santana e comunidade à leitura e encenação da Via Sacra pelas principais ruas da cidade.
OBJETIVO GERAL
Despertar o potencial artístico dos alunos e sensibilzar a todos da comunidade deste período de reflexão e oração.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Projeto Mulher


Objetivos
  • Conscientizar sobre a importância da mulher:
Na sociedade de um modo geral,
No trabalho,
Na família,
Na saúde,
No poder...
  • Homenagear as mulheres da escola, do município, do país.

Dia do Índio





Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. Esse momento de reflexão desperta no aluno a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.